quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma praça vandalizada e eu pergunto, a culpa é de quem?


por Romario Regis

Algumas horas atrás, Sidney Valle, comentou sobre um caso esquisito, onde a placa na Praça de Neves, que comemorava a primeira corrida automobilística do brasil, foi quebrada e retirada. Fiquei pensando sobre a placa, que é de metal, parafusada ou chumbada como todas as placas comemorativas da cidade e cheguei a conclusão de que a maioria da falta de organização da cidade existe por conta de vândalos.

O que me causa preocupação, é que a praça de Neves é a praça da Delegacia local, ou seja, o nível de agressividade para tal acontecimento é grave. Talvez isso seja reflexo não do desleixo com o patrimônio público e sim com a falta de pertencimento. Não vejo uma culpa de uma pessoa só e sim de todos os lados. O Estado precisa construir conexões que façam as pessoas se sentirem próximas e ao mesmo tempo, a população precisa se responsabilizar por casos como esse, que fazem parte de uma estrutura cultural ruim.


Não vou ficar lamentando, mas sim, fazer uma proposta. Acho que a história de São Gonçalo deveria ser inserida no currículo escolar. Se o cara que tirou a placa gostasse de F1, e se ele soubesse da importância dessa corrida para o país, talvez ele fosse pensar duas vezes. A mesma coisa ocorre na praça dos ex-combatentes e o número de pixações. Será que se os jovens ou velhos que soubessem que os ex-combatentes foram caras que lutaram na guerra, que eram caras super jovens e maneiros tem sua história exposta ali na praça, iriam fazer isso com seus monumentos? 

A cidade tem que repensar muito sua estrutura educacional e cultural. Infra estrutura é fundamental para a gente não andar na lama, mas não é só de sapato limpo que uma cidade vive. Cultura, educação, atividades que permitam a conexão de redes podem fazer uma cidade melhor do que todos nós imaginamos. Acho que  enfim, essa é uma reflexão que preciso guardar pelos próximos 10 anos e esperar ver o que a próxima gestão fará para contribuir.

E ah! sobre a placa, a culpa não é do Estado, nem da Prefeitura e sim, do cara que foi lá e tirou a placa da praça e quem for usar meu texto para entrar num debate de qual candidato a prefeitura vai mudar o mundo, é um bobão, afinal, esse problema não é só dele.

Um comentário:

  1. É Romário,, Infelizmente é o que acontece. Outro dia ouvi uma reportagem sobre o movimento Rio, eu amo eu cuido. Um dos entrevistados citava a falta do sentimento de "propriedade" do Carioca. Isso acontece em muitas cidades, não é exclusividade do Rio, mas em São Gonçalo acho que enfrentamos uma situiação ainda pior. Há pouco tempo vc postou um link para uma reportagem do Jornal O São Gonçalo sobre o vandalismo sofrido algumas palmeiras no Rocha. Aqui em Neves, em frente ao Colégio Estadual Santos Dias existem 18 canteiros com algumas árvores. Desse 18 metade já sofreu algum tipo de vandalismo. Inclusive, em um deles, eu mesmo replantei uma muda por 4 vezes e a mesma era constantemente arrancada, com raiz e tudo, até que por fim, além de arranca-la o vândalo deu fim a muda, o que impediu o replantio. Acho que precisamos criar em São Gonçalo um movimento similar.. São Gonçalo. eu amo eu cuido.

    ResponderExcluir