quinta-feira, 12 de julho de 2012

Seu voto diz muito sobre sua cidade.

por Saullo Brito

Foi dada a largada. Desde a última sexta-feira, dia 06 de julho, os candidatos a prefeito e vereador já podem pedir votos e fazer propagandas nas ruas de todo o Brasil. Em São Gonçalo não é diferente. Alguns pré-candidatos já despontam na corrida eleitoral, mas uma pergunta ainda intriga o morador gonçalence: No que eles diferem?

Ainda é cedo para tentar identificar o perfil de cada candidato. Por base, já temos que o candidato da situação, Adolpho Konder, deve dar continuidade aos oito anos de mandado da atual prefeita, Aparecida Panisset. Na oposição, temos a candidatura de Graça Matos, junto com Rafael do Gordo. Outros candidatos de menor expressão também estão na disputa eleitoral, mas o que chama a atenção é que nenhum deles apresentou um projeto de governo forte e coeso para nossa cidade.


São Gonçalo expande-se assustadoramente. Obras do governo do Estado e do Governo Federal, além de investimentos da iniciativa privada se multiplicam pela cidade, mas a falta de infraestrutura e de planejamento urbano atrasam o progresso da cidade. Infelizmente, não temos ainda um “projeto de cidade” para atender a todos as necessidade de um grande município como nosso e ainda ficamos refém da velha política do jogo de interesses. Ainda elege-se o “Zé do cachorro-quente”, um vereador que não terminou nem o Ensino Médio, para representar os bairros do município. Não há preparo intelectual nem uma preocupação séria com a cidade e com seus problemas.

É cedo para tentar responder como eles - os candidatos - trabalharão cada ponto e problema da cidade. O que não pode é o eleitor de gonçalence continuar votando sem interesse efetivo na melhoria do seu município. Mais importante do que perceber no que os candidatos diferem é procurar e votar naqueles que realmente se preocupam com os problemas do município e da população. Seja no setor de transporte, educação, saúde ou meio ambiente, a escolha certa do candidato nas próximas eleições vai determinar o rumo do seu município nos próximos quatro anos. Pense bem, seu bem estar vai depender disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário