sexta-feira, 13 de julho de 2012

Projeto Alternativo e sua importância para as novas gerações

por Romario Regis

Em todo processo histórico, existem grupos e personalidades que são responsáveis por mediar o encaminhamento histórico para uma outra geração. Em São Gonçalo, um dos destaques, é o Projeto Alternativo, que liderado por André Correia, tem sido um dos principais pilares da luta social pelas nossas bandas. 

Conheci André em 2008, na UERJ FFP e lá, ele já desenvolvia um grande início de seu projeto. Trabalhar com cultura, debate e formação em diversos segmentos sociais era seu potencial. O tempo passou, ele se adaptou as novas tecnologias e hoje é uma das referências de São Gonçalo em relação a metodologia social. O projeto alternativo, já construiu uma série de atividades, como sarais, oficinas, debates, eventos grandes, além de manter periodicamente um boletim alternativo, voltado para um novo modelo de mídia na cidade, coisa que, tem surtido muito efeito para seus leitores.

Seu exemplo, tem sido fundamental para que outras pessoas venham para a trincheira dos movimentos sociais. Estimulou uma série de jovens, adultos e grupos a participar ainda mais ativamente da vida útil da cidade. A importância do Projeto Alternativo e da militância de André Correia em São Gonçalo, é simbólica e também concreta, pois sem sombra de dúvida, ele é um dos principais líderes da nova concepção de organização social da cidade, saindo daquela mesmice chata que os antigos ativistas apresentavam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário