segunda-feira, 23 de julho de 2012

O sufrágio prevê conscientização

amplie a imagem
Dentre os direitos do cidadão o voto tem papel importante para com a sociedade. Um direito que era reservado à uma parcela minoritária composta por senhores abastados e influentes em seus respectivos meios. No decorrer do tempo com a transformação gradativa da sociedade e através de muita luta, o sufrágio tornou-se o principal meio que o cidadão dispõe para se reivindicar um país melhor de acordo com seus interesses.



O que parece contraditório é o fato de ele ter sido objeto de reivindicação e hoje ser obrigatório. Independente da imposição, ele merece ser exercido visto que é o símbolo da democracia e voz do cidadão nas urnas. No entanto é um direito desperdiçado quando mal utilizado. Exemplo disso é a compra de votos. A conscientização deficiente do povo traz como consequência a banalização da importância de seu direito. Levando isso em consideração pode-se dizer que os candidatos mercantilizam o voto a medida que o tratam como moeda de troca para com seus eleitores.


Obras públicas, reformas, enfim melhorias que são obrigações dos aspirantes aos cargos políticos são, na verdade, meios que os candidatos se utilizam em suas respectivas campanhas para alavancar suas possibilidades de vitória. Por isso a importância de uma sociedade consciente, engajada politicamente e não acomodada para que não sejam lesados pelos seus representantes e assim contribuir de fato para o desenvolvimento de seu país.


O direito ao sufrágio universal deve ser seguido de uma educação de qualidade pois é através dela que a comunidade tem a chance de formar sua opinião e não ser mais enganado e/ou trocar seu voto por medidas paliativas.


Mas deixo claro que minha intenção não é generalizar. Estamos em ano de eleição e este texto é direcionado e serve como alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário