terça-feira, 10 de julho de 2012

O rap e seu desenvolvimento

por Carolline Sobreira

O ''rap'' também conhecido como ''ritmo & poesia'', que surgiu na década de 60 na Jamaica, quando surgiram sistemas de som que eram colocados nas ruas dos guetos para animar os bailes. Esses bailes serviam de fundo para discursos dos grandes Mc's que comentavam durante as ''batalhas'' assuntos como a violência das favelas e a situação politica, sem deixar de falar também de temas polêmicos na época como sexo e drogas.

Após a crise econômica e social que a Jamaica sofreu, muitos foram obrigados a emigrarem para os Estados Unidos, que consequentimente, levaram com eles sua ''cultura'' sobre o rap, introduzindo em Nova Iorque, especificamente nos bairros pobres. 

O rap como vemos hoje, foi comercializado nos Estados Unidos e também começou a ser mais desenvolvido por lá, primeiro com as festas nas ruas nos anos 70, por Jamaicanos. Eles realizavam as grandes festas populares em grandes galpões com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, encorajando mais e mais com as palavras de rimas.

Já na década de 80, o rap sofreu uma mistura de outros estilos musicais que deu origem à novos gêneros. Após as transformações ocorridas durante o tempo e o surgimento de outros gêneros musicais como o ''Rap Core'',''Pop Rap'',''Gangsta'' e o '' Underground''. Ele chegou ao Brasil em 1986 mais especificamente em São Paulo, segundo pesquisas, os primeiros shows de rap feitos em Sp foram realizados pelo Dj Theo Werneck que ficou conhecido devido a sua experiência como Dj e por atuar durante vários anos em TV Aberta.

O rap possui batidas rápidas e aceleradas, suas letras são descritas em forma de discurso, busca passar basicamente mais informação do que melodia. Em suas letras os MC'S buscam expressar e falar sobre o dia-a-dia , e sua realidade.

obs: Em São Gonçalo, toda quarta feira, a partir das 20h, você pode conhecer mais sobre essa cultura, pois na Praça dos Ex-Combatentes, sempre rola a Roda Cultural, propiciando o desenvolvimento da cultura hip hop. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário