terça-feira, 17 de julho de 2012

Igrejas Evangélicas, onde estão?



A cada dia que passa, instalam-se em nossa cidade mais igrejas evangélicas. Certa vez, durante um discipulado, ouvi um pastor de São Paulo dizendo que ele nunca havia visto tanta igreja evangélica perto do que em São Gonçalo. São templos, portinhas, casas, que tem por objetivo de reunir cristãos para pregar a palavra de Deus. Mas será mesmo que a palavra de Deus tem sido pregada de forma genuína?

Li uma frase no twitter do @sercristaoeh que dizia o seguinte: “Evangelho da prosperidade, evangelho triunfalista, verdade universal, verdade mundial, ... Prefiro o Evangelho de Cristo! É CRUZ MEU IRMÃO!”


E esse é um dos fatores que mais me intriga: Por quê as pessoas procuram a “auto-promoção” ao invés de promover a Cristo? Por quê criam tantos Evangelhos e não falam sobre o plano da salvação? Por quê falam sobre a prosperidade mas não falam sobre a cruz? Por quê tantos querem buscar as mãos de Jesus para receber bênçãos e não Sua face para conhecê-lo? Por quê?

Se o evangelho a ser pregado é o mesmo (ou deveria), porque tantas “richas” entre denominações, entre pastores, entre cristãos? Será que não esta faltando de fato uma vivência harmoniosa e em paz como a própria bíblia nos ensina?

A resposta é: Porque, querendo ou não, todas as igrejas são formadas de pessoas, e todas são falhas e imperfeitas. O que falta pra muitos não é aceitar, mas reconhecer seus erros e sua natureza imperfeita e procurar a perfeição em Cristo."

9 comentários:

  1. Parabéns Isadora,gostei muito do seu texto.
    Em várias igrejas está acontecendo isso mesmo.
    Mais uma nova geração se levantará e vai pregar o verdadeiro evangelho.
    Amém a paz do Senhor. I

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!!!!
    Essa é a realidade de muitas igrejas hoje!
    Esquecem que o alvo é Cristo e não o homem!
    Vivemos numa era onde o egocentrismo reina.
    O antropocentrismo em muitas igrejas impera.
    Marketing através da igreja, ao invés de Evangelho da SALVAÇÃO...
    Se você vier para a minha igreja você vai ficar rico.... É essa a pregação de muitos!
    Falsos profetas, é a esses a quem muitos tem dado atenção...
    E isso suja a imagem do evangelho....
    Mas sabemos que não há nada de encoberto que um dia não seja descoberto...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto, Isadora, a igreja está se dividindo novamente, atualmente temos os "desigrejados" e temos a "igreja orgânica", como opções pra quem quer congregar fora da estrutura eclesiástico-babilônica que temos hoje.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, Isadora.
    Dentre muitas "faltas" das igrejas evangélicas, como diz o Profeta Oséias, o povo perece por falta de conhecimento (Oséias 4:6), de intimidade com a Palavra de Deus. Por conta disso, valores essenciais tem sido deixado de lado, como por exemplo,o AMOR. Como Jesus mesmo disse, primeiro a Deus e depois ao próximo como a nós mesmos. E desse amor, demandam todas as outras relações. Amar a Deus pelo o que Ele é e não pelo que faz; aproximar-se do Deus na Bíblia e não do deus que tem sido apresentado por homens que só pensam em bens materiais e vangloriam-se na espoliação do pobre.

    ResponderExcluir
  5. A quantidade de igrejas evangélicas em São Gonçalo está diretamente relacionada à pobreza - financeira e espiritual.

    Para que estudar? Para que buscar soluções dentro de um sistema já corrompido e hermético - principalmente para quem vive do lado de fora do muro? Tentar entrar é muito difícil... Mas há uma saída: existe um produto fácil de vender, não requer investimento algum e possui alta credibilidade entre os parvos: JESUS CRISTO.

    Ninguém questiona, todos compram de bona fide. E se essa é a minha chance de ter um pouco mais que meus vizinhos, por que não? Estamos todos no pecado mesmo!

    Pessoas se elegem assim, inclusive, em São Gonçalo. Enquanto houver otário, nunca vai faltar esperto...

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Parabéns! Todos os domingos, agora também segundas, quartas, sextas me faço o mesmo questionamento. Não querendo desrespeitar a opção de cada um nem tão pouco a religião em si, mas a impressão que tenho é que pregar a palavra de Deus se tornou um negócio lucrativo.

    ResponderExcluir
  7. Amém! "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará(João 8:32).
    "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o Conhecimento"(Oséias 4:6)
    As mazelas do Velho Homem é que nos impedem de, verdadeiramente, estarmos no centro da vontade de Deus: o Orgulho, a Soberba, a Mesquinhez = Ignorância total do Poder, da soberania de Deus sobre tudo e todos e mais: ausência total de Humildade = necessidade de Deus! Reconhecer que nada somos e podemos, se não for pelo Amor, a Misericórdia e a Graça do Todo Poderoso em nossas vidas!

    ResponderExcluir