quinta-feira, 19 de julho de 2012

Gordo, do grupo Soldados da Pista, comemora seu aniversário na Roda Cultural

por Romario Regis

Ontem, no Bar da Frente da UERJ, rolou a 37ª Roda Cultural de São Gonçalo e com atrações especiais, tendo em vista o aniversário de Gordo, um dos principais organizadores da Roda Cultural. Ele cantou algumas músicas sozinho, com outros mc's, além da ótima batalha de MC's, que teve a participação de MC's, escolhido a dedo pelo Gordo.

Especialmente hoje, a roda ocorreu no bar da frente por conta da chuva que prejudicou um pouco a realização na praça. Mesmo com a chuva, tivemos quase 200 jovens circulando o bar da frente para ouvir rap e curtir um pouco de boa música. Uma coisa bacana, foi Logri cantando parabéns depois de um improviso, coisa um tanto quanto incomum no rap, mas que mostra o nível de familiaridade e proximidade entre as pessoas que frequentam a Roda Cultural de São Gonçalo.


Outro ponto importante e que gostaria de destacar é que nitidamente, existem dois grupos que frequentam a Roda Cultural, um dos que querem curtir o Rap e a Cultura Hip Hop e outros que vão lá apenas para criminalizar o movimento por achar que aquele espaço é Amsterdã. Sou CONTRA, ABSOLUTAMENTE CONTRA essa postura. Isso prejudica o movimento hip hop e depois as pessoas reclamam porque o Estado não reconhece eles como um movimento cultural sério.

Se continuar assim, a tendência é que o apoio do Estado seja substituído pela força do Estado para tirar as pessoas da praça e fazer com que eles parem de produzir cultura por conta de uma metade que prejudica o andamento cultural da parada. É uma pena saber que existem pessoas 100% comprometidas com o hip hop, como é o caso do próprio aniversariante e que tem outros que estão usando o espaço da Roda Cultural apenas como um território para curtir tudo, menos o hip hop.

Abaixo, segue o vídeo da música Forasteiro, a que mais animou o dia de ontem:

Um comentário:

  1. Achei sem necessidade falar sobre isso, porque em qualquer meio sempre haverá maconha, independente de ser rap ou não. Ganharia mais fazendo uma critica construtiva. Abraços!

    ResponderExcluir